Você sabe o que recebe quando decide contratar espaços de coworking? Sua empresa viu as vantagens e decidiu migrar para um espaço de coworking. Mas, o que vocês estão comprando de verdade quando contratam espaços de coworking?
Além do IPTU, condomínio, limpeza, mobiliário, internet e manutenção, existem outros itens que podem fazer parte dos planos escolhidos. nesse artigo vamos descrever o que cada serviço oferece e como se beneficiar dessas facilidades.
1. Salas privativas
As salas privativas são ideais para profissionais ou empresas que preferem trabalhar em um ambiente mais reservado. Estes espaços são mais tranquilos e silenciosos, favorecendo o foco no trabalho.
Muitos espaços de coworking oferecem alguns adicionais importantes aos planos mensais, como bônus extras em salas de reunião, franquia de impressões, armários além de vagas de estacionamento.
Os planos mensais são os mais contratados, mas também é possível fazer planos semestrais ou anuais com descontos interessantes.
As diárias em salas privativas não têm bônus ou franquias, mas são uma excelente alternativa às diárias em estações de trabalho. Muito comuns para quem busca reduzir custos, as estações ficam em ambientes compartilhados e, portanto, menos sossegadas e sem privacidade. Se você é uma pessoa que se distrai com facilidade ou fala muito ao telefone, as salas privativas são a melhor opção. As diárias permitem que você pague apenas pelo tempo de uso, sem o compromisso de um contrato.
Se a sua equipe tem um fluxo maior de pessoas apenas em alguns momentos, reserve diárias recorrentes para acomodar seu pessoal com conforto na periodicidade que atenda melhor a essa demanda. Assim, você não precisa contratar mais salas que ficarão frequentemente ociosas.
2. Estações compartilhadas
As estações compartilhadas são a escolha perfeita para quem quer gastar pouco e não se importa em dividir o espaço com outras pessoas.
Existem planos com estações de trabalho exclusivas. Eles permitem que você deixe suas coisas no espaço e até dê um toque personalizado à sua mesa, tornando seu ambiente de trabalho mais amigável e mais agradável.
Alguns coworkings definem um pacote de 40 horas por semana, de segunda a sexta. Outros, permitem acesso ao espaço 24/7, ótimo para quem não tem dia e hora para trabalhar.
Existem pacotes de 20 horas por semana, em um turno, sem estação fixa. Seu material de trabalho não pode ficar no espaço e não dá para dar aquela personalizada, mas o custo é muito interessante. Alugar um escaninho resolve o problema de armazenamento, se você não quer ficar carregando suas coisas para o escritório diariamente.
As estações de trabalho podem ser usadas por dia ou até por hora. Isso é flexibilizar ao máximo para acomodar todas as necessidades de trabalho e também de custos.
3. Escritório virtual em espaços de coworking
O Escritório virtual é um serviço no qual você contrata apenas o uso do endereço do coworking. É possível hospedar seu CNPJ nestes locais (endereço fiscal), bem como colocar o endereço em sua papelaria, site etc (endereço comercial). O gerenciamento de correspondência já vem incluído.
Serviços de atendimento telefônico personalizado e franquias em salas de reunião podem ser adicionados nos planos de escritório virtual, de acordo com a demanda de cada um.
Horas em salas de reunião são disponibilizadas com descontos para clientes com contratos ativos, tanto para quem tem franquia quanto para aqueles que não adquiriram horas em seu pacote.
4. Salas de reunião
As salas de reunião são ótimos espaços para receber clientes, mesmo se você não tem um plano contratado. Em tempos de home office, ter um local adequado de atendimento é fundamental para sua imagem profissional.
Contratos em salas privativas da maioria dos espaços de coworking em BH vêm acompanhados de franquias generosas em salas de reunião. Se a franquia foi toda utilizada, o valor das horas excedentes têm desconto.
Reserve salas com a capacidade que você precisa e pelo tempo necessário. Assim, você gasta pouco e recebe uma infraestrutura de qualidade, internet rápida, ambiente limpo, climatizado e bem decorado, cafezinho, tudo para impressionar seu cliente.
Quer economizar mais um pouco? compre pacotes de horas para usar quando quiser. sempre tem um desconto sobre o valor da hora avulsa e vale muito a pena.
5. Salas de treinamento e cursos
Locais para treinamentos, cursos e palestras estão disponíveis em vários espaços de coworking, alguns oferecem até cozinhas profissionais para cursos de culinária, etiqueta etc. Dá até para fazer um happy hour para fechar a semana.
As salas costumam ser equipadas com TV ou projetor, quadro, flip chart, equipamento de som. São ótimos locais para fazer a live de uma aula ou reunião com um público misto de pessoas presentes e remotas, por exemplo.
6. Salas para gravação de vídeos
Durante a pandemia, a presença digital explodiu, então surgiram salas adequadas para a gravação de vídeos e streamings ao vivo. Com fundo verde, proteção acústica e iluminação especial, elas foram criadas para atender a essa nova demanda crescente. Diárias e horas avulsas podem ser adquiridas a qualquer momento.
Algumas pessoas solicitam outros espaços para gravações, como salas de reunião e salas privativas, sendo muito comum a utilização de todo o espaço durante os fins de semana.
7. Atendimento telefônico personalizado
Ligações telefônicas ainda são uma das principais formas de contato, especialmente pelo pessoal mais conservador e que não curte muito conversar por mensagem ou videochamada. Por isso, os coworkings oferecem números de telefone fixo com atendimento personalizado (personalizado, entenda com o nome da sua empresa).
Um número de telefone fixo ainda passa a ideia de um lugar, de uma presença real e isso é muito bom para as pessoas sentirem que seu negócio é verdadeiro e sólido, presente além da virtualidade. Ainda que você esteja em BH ou do outro lado do mundo, o DDD local te aproxima de um ou muitos mercados, não é?
É muito importante que um número comercial seja atendido para, pelo menos, receber um recado. O serviço de atendimento personalizado dos espaços de coworking garante que o seu número seja atendido de uma forma determinada por você e que um recado seja encaminhado para sua equipe.
No entanto, os coworkings não vão treinar atendentes para as especificidades de um negócio, isso é impossível quando 300 empresas ou mais, das mais diversas áreas, estão alocadas nesses espaços.
Outro detalhe interessante oferecido neste serviço são as formas como as chamadas podem ser recebidas. Como hoje utilizamos telefonia na nuvem, é possível:
a) Ir primeiro para você e, caso não seja atendida, encaminhada para um atendente.
b) Cair direto para o atendente e ser encaminhada para um dos seus ramais (vários ramais podem ser contratados).
c) Sempre ser encaminhada para o atendente que envia um recado para os e-mails cadastrados.
Para receber ligações é preciso que se tenha um softphone instalado em um computador.
Ah! E os sistemas de telefonia mais atuais são compatíveis com o whatsapp business e todas as ferramentas que ele oferece para agilizar a comunicação com seus clientes. Leia mais sobre isso em nosso blog.
8. Gerenciamento de correspondência
Este serviço é atrelado aos demais planos, como escritório virtual e salas privativas.
Toda correspondência que chega é cadastrada em nosso sistema e arquivada, um e-mail de notificação é enviado para as pessoas que você definir.
A correspondência fica disponível para retirada no local enquanto seu contrato estiver ativo. Caso seu contrato seja de escritório virtual, você pode solicitar o escaneamento e envio por e-mail, pelos correios ou por um motoboy, é só combinar. Os custos são cobrados diretamente em sua fatura.
Os pacotes com encomendas têm o mesmo tratamento das cartas, mas não devem ser muito grandes (tipo uma geladeira) e preferencialmente, devem ser retirados em 24 horas.
9. Serviços de impressão
Sua empresa não precisa investir em impressoras ou scanners se não quiser. Todo coworking disponibiliza multifuncionais para o uso da comunidade, com preços de impressão muito baixos e franquias de impressão.
10. Outros serviços de coworking menos usuais
Alguns espaços de coworking têm características incomuns que permitem a oferta de serviços menos usuais, tais como:
1. aluguel de cozinha para cursos de culinária,
2. salas de atendimento para psicólogos e terapeutas das mais diversas áreas,
3. cursos ao ar livre, como yoga e meditação,
4. academia para personal trainers,
5. creche,
6. espaço pet,
7. espaço para estética e cabeleireiro,
8. salas equipadas para cursos de arte.
As possibilidades são infinitas! Os formatos, os mais diversos. Além de todas essas ofertas, espaços customizados podem ser construídos para demandas específicas, é só conversar! No Viti isso é totalmente possível. 😉
Estes são os serviços mais comuns oferecidos por espaços de coworking e o mais legal é a possibilidade de mesclar vários deles e criar uma estrutura que atenda a cada necessidade.
Ainda mais importante que os serviços, coworkings possibilitam um networking imenso, um asset valiosíssimo e que vem de brinde para quem escolheu virar um coworker.
Se você ainda não avaliou a possibilidade de migrar para essa nem tão nova, mas crescente forma de trabalho, comece a pensar. Baixe nossa planilha para ver o impacto positivo que essa mudança vai trazer e faça a mudança. #vemproviti